Zircônia a pedra que imita o diamante com muita elegância e estilo
Conhecida como “diamante dos folheados”, a zircônia é elegante, delicada e excelente relação custo-benefício.
A zircônia está na moda.
Muito usada em anéis, brincos e colares, ela mescla luxo e sofisticação com delicadeza. Possui cores intensas, variadas e muito brilho, assemelhando-se a uma verdadeira pedra preciosa.
Vamos conhecer um pouco melhor esta pedra que é tão bela e elegante.
O que é a zircônia
A zircônia tem duas caracterizações básicas:
- Um mineral natural que, ao ser encontrado, possui a forma de cristais monoclínicos (uma conceituação química bastante complexa);
- Uma gema fabricada em sistema a cúbico, a qual é chamada de zircônia cúbica. Essa é a mais importante e a que nos interessa.
A gema sintética zircônia veio a ser produzida como substituta do diamante. É uma pedra fabricada que oferece baixo custo, um composto de carbono puro que, em condições extremas de calor e pressão, compõe um mineral muito resistente e largamente utilizado no mercado da beleza, no nicho dos acessórios.
Pedra que imita diamante
Diamantes são maravilhosos, não é mesmo? E, como diz o ditado, são eternos.
Além de superbrilhantes, os diamantes são, ao mesmo tempo, delicados. Mas a má notícia é que eles não são encontrados facilmente por aí, o que os torna extremamente caros. Então, temos a zircônia.
Zircônias podem ser consideradas os “diamantes dos folheados”. Muito valorizadas, por sinal.
A olho nu, é difícil dizer se se trata de uma pedra preciosa ou uma zircônia. Mas há algumas diferenças:
- Formato: o diamante, que é extraído da natureza, não é totalmente uniforme, em geral; a zircônia, por sua vez, caracteriza-se como um produto fabricado e que praticamente não mostra imperfeições;
- Cor: os diamantes têm um tom amarelado ou amarronzado, já que possuem imperfeições; já a zircônia pode ser produzida incolor ou em qualquer outra cor;
- Consistência: é verdade que a zircônia não chega a ter a incrível resistência do diamante, mas é muito dura, ficando a apenas dois pontos do diamante na escala de dureza dos minerais – a escala Mohr, liderada pelo próprio diamante;
- Brilho: a olho nu, a pedra zircônia é tão brilhante como o diamante; aliás, o brilho do diamante aparece após a lapidação dessa pedra, não sendo característico do mineral extraído;
- Preço: essa é a grande diferença entre o diamante e a zircônia, o diamante é incrivelmente mais caro e um quilate dele custa por volta de R$ 4.500 ou mais, dependendo da gema; o quilate da zircônia, entretanto, sai por apenas R$ 60.
Com todas estas vantagens, a zircônia é muito utilizada em semijoias. Ela é conhecida como o “diamante sintético”, e deixa qualquer peça elegante, delicada e atrativa, ou seja, um luxo!
Uma das características mais exploradas da zircônia são suas múltiplas cores, do branco ao preto, do verde ao vermelho ou azul, o que dá margem a muita criatividade e combinações com looks bem distintos um do outro.
A Dani Dellicatta confecciona suas semijoias de zircônia através de um processo artesanal, como nas joalherias tradicionais, obtendo acessórios que apresentam alto padrão de qualidade e muita delicadeza.
Confira aqui algumas das nossas opções de acessórios de zircônia:
https://danidellicatta.com.br/produto/anel-circulo-micro-cravejado-cristais-semi-joias/
https://danidellicatta.com.br/produto/anel-quadrado-esmeralda-fusion-cristais-semi-joia/